Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. ) A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. ) Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”. Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?” Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.
Passagens: João 4:5-14 / Jeremias 29:11
Para nos prepararmos para passar da espera ao imediato, precisamos recorrer à fonte certa. O tanque de Betesda era conhecido como um lugar de cura, um espaço de saúde. Não apenas os judeus acreditavam em seu poder, mas os pagãos também. De fato, em determinada época, esse tanque foi dedicado ao deus grego da cura, Asclépio. As pessoas iam até lá porque acreditavam que havia algo especial, quase mágico, nessas águas; tinham fé, mas uma fé depositada na fonte errada.
Muitas vezes, em nossa vida, o desespero por sair de uma situação difícil nos leva a fazer o mesmo: colocamos nossa fé em lugares errados. Confiamos em superstições, horóscopos, loteria ou até em nossas próprias forças. Mas a única fonte verdadeira de vida é Jesus.
Quando Jesus encontra a mulher samaritana junto ao poço e lhe pede água, responde: “Quem beber desta água voltará a ter sede, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pois dentro dele essa água se tornará uma fonte que jorra para a vida eterna” (João 4:13-14).
Colocar nossa fé na fonte errada não apenas não mata nossa sede, como nos desvia daquele que é o único capaz de nos dar mais do que pedimos ou imaginamos. Jeremias 29:11 nos lembra: “Porque eu bem sei os planos que tenho para vocês — diz o Senhor — planos de bem e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.”
Por isso, não importa há quanto tempo estamos esperando: vamos sempre até a única fonte verdadeira. Embora o homem do tanque tenha esperado 38 anos por seu milagre, não foi a água que o curou. Foi seu encontro com Jesus.
Em quem ou em que você está confiando enquanto espera por seu milagre, e como essa fonte está moldando sua forma de esperar?
Oração:
Senhor, ajuda-me a reconhecer onde estou colocando minhas expectativas, meus anseios e meus sonhos. Que Tu sejas a fonte à qual eu recorro todos os dias e que eu não me apegue a coisas que querem ocupar o Teu lugar. Em nome de Jesus, amém.