« E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho rebentará as vasilhas, e tanto o vinho quanto as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas »
Marcos 2:22
« Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos. »
Salmos 145:4
O fator geracional é interessante. Em um minuto você é jovem e vibrante, com o mundo à sua frente, e então, no minuto seguinte, você é de alguma forma mais velho, olhando para uma nova geração que é jovem e vibrante com o mundo à sua frente. Qualquer um que tenha mais de quatro décadas nas costas sabe exatamente do que estou falando.
A separação geracional acontece, mas não estou convencida de que era assim que Deus queria que fosse a vida. Se não formos conscientes e cuidadosos, a sociedade se encontrará fazendo divisões pouco saudáveis, com vários grupos de faixas etárias que dificilmente se misturam, raramente socializam, raramente se apreciam de modo verdadeiro, e raramente trabalham juntos para o bem dos outros.
A vida na igreja, se não formos cuidadosos, também pode cair na mesma armadilha, onde os jovens se envolvem apenas com os jovens e os adultos se envolvem apenas com os adultos.
Em Marcos 2:22, a Bíblia fala de odres. Em essência, diz que « vinho novo » (nova vida, nova unção, nova oportunidade, novas gerações) precisa de um odre novo. Velhas formas de fazer as coisas podem ter servido bem à geração anterior, mas as novas gerações exigem novas formas. A verdade e os princípios eternos nunca mudam, mas os métodos muitas vezes precisam ser repensados e reinventados.
Deus é completamente geracional. Ele se preocupa com as gerações e projetou a vida para que ela seja longa e abençoada com histórias e sabedoria, lições e erros, testemunhos e legados que são passados de geração em geração, para que cada um possa ser fortalecido. O Salmo 145 fala de gerações que declaram a fama do Seu grande nome. Com toda sinceridade, se pudéssemos entender isso, o mundo seria um lugar melhor.