Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’”. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão”. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.
Passagem: Lucas 19:1–10
Na história que lemos nos últimos dias em João 5, o paralítico permaneceu ao lado do tanque por anos. Esse homem era deficiente, precisava de outras pessoas para ajudá-lo, tanto para colocá-lo em frente ao tanque todos os dias quanto para introduzi-lo na água no momento certo. Depois de 38 anos, ele ainda continuava se posicionando naquele lugar, dia após dia, esperando que algum dia pudesse ser curado. Ele não sabia quando, nem como o milagre chegaria, mas se posicionava para recebê-lo.
Em Lucas 19 lemos que, embora Zaqueu fosse um homem de baixa estatura, ao saber que Jesus ia passar pela cidade, não quis perder a oportunidade de vê-lo. Podemos imaginar Zaqueu no meio da multidão, tentando ver Jesus, pulando, empurrando, procurando um espaço.
Mas ele não desanimou. Encontrou uma árvore e decidiu subir nela. Jesus parou, porque ele havia se posicionado no lugar certo para ser visto pelo Senhor. E foi aí que lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, hoje vou jantar na sua casa.” Não sabemos tudo o que aconteceu durante aquele jantar, mas sabemos que sua vida mudou completamente. Tudo isso aconteceu porque ele decidiu estar no lugar certo.
O lugar em que hoje decidimos nos posicionar determinará o que veremos em nossa vida. Não importa quão longa seja a espera, devemos continuar nos posicionando, porque nunca sabemos quando passaremos da espera ao imediato.
Então, qual é esse lugar certo onde podemos nos posicionar? A igreja é um bom lugar. É o lugar certo para posicionar nosso casamento, nossa família, nossos sonhos. Todo espaço onde está a presença de Deus é o lugar certo.
Que decisões você está tomando hoje para se posicionar no lugar certo?
Oração:
Senhor, ajuda-me a posicionar minha vida e minha família no lugar certo. Que eu não me distraia nem me afaste de Ti. Em nome de Jesus, amém.