“No dia seguinte, João estava novamente com dois de seus discípulos. Quando viu Jesus passar, olhou para ele e declarou: “Vejam! É o Cordeiro de Deus!”. Ao ouvirem isso, os dois discípulos de João seguiram Jesus. Jesus olhou em volta e viu que o seguiam. “O que vocês querem?”, perguntou. Eles responderam: “Rabi (que significa ‘Mestre’), onde o senhor está hospedado?”. “Venham e vejam”, disse ele. Eram cerca de quatro horas da tarde quando o acompanharam até o lugar onde Jesus estava hospedado, e passaram o resto do dia com ele. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram o que João tinha dito e seguiram Jesus. André foi procurar seu irmão, Simão, e lhe disse: “Encontramos o Messias (isto é, o Cristo)”. Então André levou Simão para conhecer Jesus. Olhando para ele, Jesus disse: “Você é Simão, filho de João, mas será chamado Cefas (isto é, Pedro).”
João 1:35-42 (NTV)
“Agora, portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio. Falamos em nome de Cristo quando dizemos: “Reconciliem-se com Deus!”.
2 Coríntios 5:20 (NTV)
“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16 (NTV)
Você já recebeu uma notícia tão, mas tão boa que não conseguia guardá-la somente para você? Aconteceu isso comigo e com minha esposa quando soubemos que estávamos esperando nosso primeiro filho, e também quando estávamos esperando nossa segunda filha. Queríamos sair correndo para contar aquela notícia incrível para todas as pessoas que conhecíamos.
Em João 1:35-42, existe uma história que me fascina sobre os primeiros discípulos, quando eles começaram a seguir Jesus. Ao ouvir Jesus falando, um deles, André, saiu correndo para contar para seu irmão sobre uma notícia incrível: ele havia conhecido o Messias! Automaticamente, seu irmão, que era Simão Pedro, deixou tudo e também foi se encontrar com Jesus. Sempre imagino o desespero que André teve para contar ao seu irmão que, finalmente, havia conhecido Aquele que havia sido prometido há tanto tempo.
O que aconteceria se começássemos a perceber a importância real daquilo que carregamos conosco? E se começássemos a ver a mensagem que existe dentro de nós e que é capaz de transformar o mundo em que vivemos?
Desde o momento em que dissemos sim a Deus, você e eu somos parte do plano de Deus para a salvação do mundo. A Bíblia nos ensina, em 2 Coríntios 5:20, que somos os representantes, os embaixadores de Cristo, e que Ele chama todos os outros através de nós. Jesus deixou uma tarefa para cada um: ir por todo o mundo (nosso mundo) e pregar a boas notícias a todos.
Muitas vezes pensamos que não somos qualificados ou que não somos as pessoas certas, mas é lindo saber que Aquele que nos criou e nos conhece melhor do que ninguém nos escolhe e nos chama de Seus embaixadores. Em outras palavras, somos aqueles que representam o Reino de Deus na Terra. Os seus erros e as suas falhas não assustam a Deus. Então isso não deveria ser um impedimento para semear uma mensagem de amor, alegria, esperança, paz, propósito e salvação.
A resposta de Deus para sua família, para o seu ambiente profissional ou para qualquer ambiente onde você está não é nem mais nem menos do que você mesmo. Não existe ninguém mais: você é a pessoa certa. E do mesmo modo como aconteceu com André, com aquela notícia que sacudiu o mundo, o meu desejo é que possamos assumir essa mesma postura e sair correndo pelo mundo para contar que existe esperança, que nem tudo está perdido, que existe alguém que ama as pessoas e que deu Sua vida para que elas possam ganhá-la (João 3:16).
Oração: Deus, te pedimos que possas colocar tuas mãos sobre nós e nos dar a coragem para, mesmo com o que pensamos que nos limita, sairmos a um mundo em necessidade e semearmos palavras que trarão vida em abundância, perdão e salvação. Amém.