A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;
Provérbios 18:21
Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz;
o homem cruel causa o seu próprio mal.
Provérbios 11:17
Do fruto da boca enche-se o estômago do homem;
o produto dos lábios o satisfaz.
Provérbios 18:20
O justo pensa bem antes de responder,
mas a boca dos ímpios jorra o mal.
Provérbios 15:28
O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.
Lucas 6:45
Acima de tudo, guarde o seu coração,
pois dele depende toda a sua vida.
Provérbios 4:23
Nossas palavras têm resultados reais e mensuráveis. Elas podem levantar pessoas e trazer mudança positiva. Ou elas podem derrubar pessoas e causar grande dano. Provérbios 18:21 (NVT) diz: “A língua tem poder para trazer morte ou vida; quem gosta de falar arcará com as consequências”.
Como a segunda metade do verso acima indica, o que dizemos tem consequências para nós também. Nossas palavras podem tanto nos fazer crescer por dentro como nos tornar menores e piores. Provérbios 11:17 (A Mensagem) diz: “Quem é bom com os outros a si mesmo ajuda, mas quem é cruel provoca o próprio mal”. Pense nas suas palavras como sementes que produzem uma colheita; não só nas suas esferas de influência, mas na sua vida também. Provérbios 18:20 (NVT) diz: “As palavras sábias saciam como uma boa refeição; as palavras certas dão satisfação”.
Pode soar clichê, mas é mesmo importante pensar antes de falar (ou postar, ou comentar nas redes sociais). Provérbios 15:28 (NVI-PT) diz: “O justo pensa antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal”. Existe uma citação do Sócrates que nos sugere mudarmos o que dizemos ao nos perguntarmos: isso é verdadeiro, bondoso ou útil?
Jesus aponta para uma conexão entre o coração e a boca, em Lucas 6:45 (NVT), quando diz: “Pois a boca fala do que o coração está cheio”. Se o seu coração não for mais terno para com Deus; se você tiver permitido a amargura, a ofensa, o ressentimento ou a inveja embrenharem-se dentro de você; se você se sentir inseguro, ferido, orgulhoso ou egocêntrico, terá dificuldade em declarar palavras que dão vida sobre uma situação, encorajar os outros ou ser gentil e generoso com suas palavras. É por isso que é tão importante guardar seu coração acima de tudo (como Provérbios 4:23 diz).
O mundo está lutando contra fortes tempestades em muitas frentes, e nós já temos julgamento, dor, cinismo e críticas duras suficientes por aí. Vamos fazer o oposto e ser acima da média no amor, no encorajamento, no apoio, em abastecer uns aos outros com nossas palavras. É milagroso o que as palavras certas na hora certa podem fazer. Eu penso no impacto das palavras que geram vida como um milagre de multiplicação, como quando Jesus usou alguns pães e peixes para alimentar uma multidão de milhares. Nós oferecemos algumas palavras de encorajamento a alguém, e Deus multiplica o efeito delas para que elas transformem completamente uma vida.