“Pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.”
— Salmos 69:9 (NVI)
Davi estava consumido por zelo pela Casa de Deus ao ponto de que ele sentia pessoalmente os insultos que eram direcionados a Deus. Os discípulos foram lembrados das palavras de Davi quando Jesus expulsou os mercadores e cambistas dos pátios do templo. Todas as pessoas se levantaram e gritaram “Amém! Amém!” quando Esdras abriu o livro da Lei. Foi o zelo que consumiu a mulher samaritana quando ela compartilhou sua revelação de Jesus com toda sua cidade. Apesar das dificuldades extremas, as igrejas da Macedônia imploraram a Paulo e Timóteo, com muita urgência, para que recebessem seus dons e comunhão.
Você está entendendo? Pessoas zelosas inspiram outras. Zelo é grande energia ou entusiasmo na busca de uma causa, é viver além de si mesmo e fazer a diferença no mundo. Como cristãos, temos ainda mais motivos para sermos apaixonados pela nossa Nova Aliança em Cristo, mas, infelizmente, nem todo cristão se sente assim. A paixão pela Casa de Deus vai mantê-los em movimento e no caminho correto, mas não existe nada inspirador em pessoas apáticas que seguem a onda, que cumprem uma obrigação. Quando as pessoas vêm à sua igreja para se encontrar com Jesus, elas vão encontrar paixão e entusiasmo pela Casa de Deus?
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.”
— Gálatas 6:9 (NVI)
O zelo por fazer o bem tem uma estação de colheita adiante para aqueles que não se cansam. O que está crescendo em sua vida? É cansaço e letargia? Insatisfação? Ou é fazer o bem? Perder ânimo leva ao cansaço, logo, se você o está perdendo, reconheça que é o diabo tentando roubar seu zelo; e zelo é a energia que alimenta seu propósito.
O desânimo e a familiaridade são inimigos do seu zelo. É tão fácil se familiarizar com as coisas que Deus fez, especialmente se você já é cristão há muito tempo. A idade tende a cansar algumas pessoas, mas não precisa ser assim. Seja qual for a sua idade, permaneça jovem em seu espírito e mantenha um espírito de avivamento. Não perca de vista o futuro nem permita que a oposição roube seu zelo e o deixe cansado. Você precisa de zelo e paixão para perseguir seus sonhos, e o zelo vai capacitar você para vencer, especialmente ao lidar com o desânimo. Quando você dá tudo de si em busca da causa de Cristo, com o tempo, você colherá sua recompensa.
Não quero apenas possuir uma fé; quero uma fé que me possua.
— Charles Kingsley