Pensamos na nossa imagem e no nosso corpo e parece muito difícil encontrar harmonia na maneira de lidar com isso. Ou vivemos obcecadas com a busca da perfeição, ou isso nos causa um desinteresse de tal nível que não buscamos a nossa melhor versão.
E quando falo da “nossa melhor versão”, falo daquela que nos devemos preocupar ao ponto de honrar a nossa saúde, mas também de não nos obcecarmos com um padrão e causarmos feridas e traumas em nós mesmas relacionados com a beleza.
Como fazer isso? Trazemos aqui algumas dicas para trazeres Deus ao teu relacionamento com a tua imagem e corpo:
- Entender que a nossa relação com o nosso corpo não precisa estar a causar feridas na nossa alma. “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada- Provérbios 31:30„- a nossa tarefa diária de seguirmos a Jesus e nos melhorarmos a nós mesmas não tem a ver com o externo e com a mudança que vem da comparação. Deus está preocupado com o nosso coração, e se a busca pela imagem “perfeita” nos está a trazer amargura na alma, Ele quer curar isso em nós e ajudar-nos a superar essas feridas. Não é a nossa mudança externa que deixa o nosso Pai orgulhoso, mas sim a superação no nosso interior.
- Perceber de onde as inseguranças que sentimos estão a vir: é algo que nos afeta diretamente ou que incomoda apenas os outros? A perceção humana e pensamento comparativo tende sempre a procurar o que há nos outros que falta em nós, ao invés de olhar para nós mesmos e procurar resolver os problemas que realmente afetam a nossa saúde, seja física ou mental. A obsessão por um tipo de corpo específico e padronizado pode ser muito venenosa para nós. Porque a verdade é que Deus criou corpos e belezas muito singulares, e batalhar sempre pra alcançar um biótipo que nunca vai ser o nosso, e é o oposto de honrar o que Ele já nos deu. Vamos realmente tentar mudar aquilo que nos incomoda e pode ser mudado e melhorado, e não aquilo que os outros acham que ficaria mais bonito em nós e na verdade não nos pode pertencer!
- Procurar viver com saúde para suportar o nosso propósito: Acreditamos que o nosso corpo nos foi dado para ser bonito e agradar esteticamente, mas esquecemo-nos que fomos criados para ser funcionais! Para enfrentarmos as tarefas do dia-a-dia e para, através dele, cumprimos o propósito de Deus para as nossas vidas e sermos templo do Seu Espírito! O “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” é possível se aceitarmos estar saudáveis no corpo, na mente e no espírito.
Portanto, buscar saúde na alimentação, no exercício, numa boa rotina com bons hábitos físicos e espirituais é super importante!
See you next time,
Maria Monteiro ?