10 Qualidades de um líder atraente

2 July 2018

Vivemos em um mundo focado nas aparências. As pessoas normalmente se focam naquilo que veem por fora ao invés de olhar para o fruto na vida de outras pessoas. Deus se foca no coração e é o coração que faz de um líder um líder atraente

Um líder atraente é um líder com:

1. Mãos sujas

“Tudo o que você tiver que fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai.” Eclesiastes 9:10 (NTLH)

O título e a posição não nos levam a lugar algum. Um líder atraente se envolve! Nunca vamos chegar ao topo. Juntos estamos produzindo uma casa que glorifica a Deus e estamos todos com mãos à obra. Como líderes, nós devemos ter calos espirituais e não mãos lisas.

Quando nós deixamos de trabalhar no Reino, espinhas começam a surgir e pensamos que o melhor está no passado. Nós devemos liderar com o exemplo, pois nosso trabalho não consiste em mandar em outros. Nunca nos cansamos do serviço. Somos uma equipe!

2. Um coração íntegro

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” Salmos 119:9-11 (NVI)

Na América Latina, nós temos um modelo de liderança corrupto em nossos governos, e na igreja, nós caímos no erro de copiar esse modelo de liderança. Nós não podemos ser líderes com um coração corrupto. É ao envolver nosso coração com a Palavra de Deus e ter um foco correto que nosso coração se tornará íntegro. Vamos trazer novamente a honestidade para a igreja.

3. Uma língua animadora

“Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.” Provérbios 12:18 (ARC)

Você é mais rápido para criticar ou para animar alguém? Como líderes, nós deveríamos ser as pessoas mais animadoras do planeta. Não sejamos líderes com uma língua crítica. Você está animando a sua equipe? Suas palavras têm o poder de estimular potencial!

4. Um espírito excelente

José foi excelente até quando estava preso. Jesus também usou algo comum (água e vasos) para fazer algo excelente (o melhor vinho). Jesus poderia ter feito menos, mas não o fez.

A excelência não é sobre os recursos, mas sim sobre o espírito. Às vezes, nós queremos esconder nossa preguiça com desculpas e somos medíocres no nível pessoal. Nós não podemos ser líderes com um espírito medíocre. A excelência não é sobre ser perfeito, mas sim sobre produzir o melhor.

5. Uma mente saudável

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4:8 (NVI)

Do que a sua mente está cheia? Nós temos o controle e a responsabilidade sobre o que passa em nossa mente. Em uma mente contaminada, não podem fluir os pensamentos de Deus.

6. Uma atitude sem interesses

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade… Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2:3-4 (NVI)

Temos que cuidar dos interesses dos outros. Deus nos chamou para sermos rios de benção (canais de benção), e não lagos de benção (reservatórios estancados). Uma atitude egoísta sempre vai matar o propósito.

7. Um coração seguro

Se nós tivermos um coração seguro, nós saberemos quem somos e porquê estamos nessa terra. Nós nos alegramos com as oportunidades dos outros e entendemos que “a sua vitória é a minha vitória e a sua oportunidade é a minha oportunidade”.

Ao contrário de um coração inseguro, a igreja segura em sua visão e em sua missão jamais irá criticar outra igreja. É Deus quem nos empodera para nosso presente e nos posiciona para nosso futuro.

8. Um coração agradecido

“Entrem por suas portas com ações de graças.” Salmos 100:4 (NVI)

Na vida, todos nós enfrentamos demandas de tempo, energia e recursos. Uma atitude errada entra em nossas vidas porque perdemos a gratidão. Não esqueçamos de como era a nossa vida quando estávamos perdidos, e não sejamos líderes com um coração familiar diante de tudo o que Deus está fazendo. Quando foi a última vez que você agradeceu a Deus pelo seu trabalho?

9. Uma atitude honrosa

A palavra determina a honra. Você honra seu líder de equipe?

Nós nunca sabemos o que nossos líderes estão vivendo e, às vezes, não consideramos a responsabilidade que o outro leva. Uma atitude desonrosa não entende que nosso panorama é mais limitado que o dos nossos líderes. Sejamos líderes com um coração que honra.

10. Pele grossa, ombros largos

Não deixemos que coisas que não valem a pena afetem nosso coração e limitem nosso propósito. Não sejamos pessoas com pele fina e ombros fracos, mas sim líderes que abraçam as mudanças, que carregam o peso e que não se ofendem. Onde se recebe crítica é porque há progresso.

Vamos lembrar que, como líderes, é o que levamos dentro de nós que nos faz atraentes!