Expanda Sua Medida

1 Mar 2019

“Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês.”
Lucas 6:38 (NVI)

Há alguns meses, eu tive o privilégio de viajar para Portugal pela primeira vez. Fui convidado para pregar em vários eventos, mas aproveitei para que Celeste, minha filha mais velha, viesse comigo e comemorasse seu aniversário lá. Nos dois únicos dias livres que tivemos, decidimos fazer coisas turísticas para aproveitar ao máximo o tempo. Então, fomos visitar um castelo antigo, magnífico. Tinha paredes e muros de proteção que poderiam ser escalados para admirar a paisagem. Havia muitos pontos onde era possível se fazer isso e minha filha, que é super aventureira, queria subir em todos, o que significava uma enorme quantidade de degraus. Ela tem 17 anos e eu 41, e eu ia atrás dela, tentando segui-la como eu podia.

Quando chegamos ao último lance, eu subi exausto e estava difícil de respirar. Nesse momento, ela me olhou muito séria e disse: “Pa, você está velho. Você precisar fazer algo para cuidar de si mesmo.” Eu não podia acreditar naquilo que a minha filha estava me dizendo! Mas suas palavras despertaram algo em mim a tal ponto que, desde que voltei, não parei de ir à academia e entrar em forma. É um sacrifício porque, desde então, eu tenho vivido com dores musculares. Se você já passou por isso, você entende o que estou falando.

Eu conto isso porque é algo que pode ser comparado a nossa fé. Você sabia que Deus já colocou uma medida de fé em você, do mesmo modo que Ele colocou músculos em você desde o seu nascimento? Assim como nossos músculos crescem, nossa fé crescerá se a exercitarmos. A Bíblia diz que nós temos certas medidas: uma medida de fé, uma medida com a qual nós julgamos, uma medida com a qual nós damos, uma medida com a qual nós perdoamos. Então, a medida que você não exercita será aquela que limita o que Deus quer lhe dar.

Hoje, não importa a quantidade de fé que você sente que tem. Pode ser muito pouca ou uma fé pequena. Não importa se você sente que sua fé é grande. O importante é que você possa exercitar sua medida para expandir os horizontes de sua vida, progredir e crescer.

Eu quero falar sobre cinco áreas em que podemos exercer a medida de fé que temos.

Expanda a medida da sua perspectiva

Quando Deus diz a Abraão que ele tem que se separar de Ló, Abraão pede a Ló que olhe no horizonte e escolha o terreno que ele quiser, aquele que mais lhes agrade; e então, Abraão ficaria com o restante. Abraão não se preocupou porque Ló escolheu o melhor, ele sabia que tinha uma promessa e, onde quer que fosse, Deus o abençoaria. Depois de Ló escolher a terra mais frutífera, Deus disse a Abraão para olhar de Norte a Sul, de Leste a Oeste, e Ele promete: “Eu lhe darei toda a terra que você está vendo”. Ele também disse que multiplicaria sua descendência como o pó da terra. Nós somos parte dessa descendência.

O que você vê? Como é a medida da sua perspectiva? É larga ou estreita, grande ou pequena? Talvez você esteja numa encruzilhada, tenha que tomar uma decisão e esteja esperando pela confirmação de Deus; mas talvez Deus esteja esperando que você apenas caminhe. Porque quando você tem uma promessa, não importa se você vai para a esquerda ou para a direita. Somos pessoas de promessa e Deus irá conosco. A vontade de Deus é abençoar você e estar com você até o fim do mundo, aonde você for. Eu quero convidar você a olhar além. Deus diz que lhe dará todo lugar que pisar a planta dos seus pés. Por onde você andou caminhando ultimamente?

Expanda a medida de seus pensamentos

“Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.”
1 Coríntios 14:20 (NVI)

Temos que amadurecer em nosso modo de pensar, crescer, quebrar o molde, sair da moldura.

Como está a medida de seus pensamentos? Deus diz que podemos ser transformados pela renovação de nossa mente quando permitimos que a Palavra de Deus molde nossa maneira de pensar. Pensemos como cidadãos do céu, não com uma mentalidade terrena. Porque, se nós pudermos mudar nossa maneira de pensar, mudaremos a maneira como vivemos. Oliver Wendell, escritor e poeta americano, disse: “Uma vez expandida por uma nova ideia, a mente do homem nunca recupera sua dimensão original”.

Você já tentou vestir as roupas que usava quando era bebê? Você não conseguiria porque hoje você tem uma medida diferente. Por que em sua vida espiritual você quer, constantemente, voltar à medida do seu passado?

Neste tempo, eu o desafio a pensar maior, e a não limitar Deus em seus pensamentos. Atreva-se a sonhar e imaginar o grande. A imaginação é poderosa, porque Deus pode fazer muito mais do que você pode imaginar. Pense em um futuro melhor, porque a fé começa em seus pensamentos e Deus nos preenche de acordo com a medida que nos apresentamos a Ele.

Expanda a medida de seu perdão

“Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Dêem, e lhes será dado…”
Lucas 6:37-38 (NVI)

Como está a medida do seu perdão? Perdoem, porque se não o fizerem, não serão perdoados. Faz parte da nossa natureza humana. Nós amamos receber o perdão de Deus, mas é tão difícil para nós perdoar os outros.

O que acontece toda vez que você perdoa alguém? Você está exercendo sua medida. Se podemos fazer com algo pequeno, podemos fazer com algo maior. Não permita que uma pequena ofensa capture seu coração, limite sua medida e pare seu progresso.

Como seriam nossos casamentos se aprendêssemos a perdoar mais? Como seriam nossas famílias se aprendêssemos a perdoar mais? Como seria a Igreja se aprendêssemos a perdoar mais? Como seria o mundo se aprendêssemos a perdoar mais?

Jesus disse que em um único dia devemos perdoar setenta vezes sete. Em outras palavras, nosso perdão não pode ser limitado. A ofensa é um ladrão de propósito e um ladrão do seu futuro. Se exercitarmos constantemente a medida do perdão em nossas vidas, vamos expandir nosso nível de graça e nunca permitiremos que uma ofensa nos detenha.

Expanda a medida da sua generosidade

“O mundo do generoso cresce cada vez maior.”
Provérbios 11:25 (tradução livre)

O que Deus quer não é o seu dinheiro, mas o seu coração. E isso inclui cada aspecto da sua vida. Não vamos reduzir nossa generosidade apenas ao dinheiro. Temos que ser generosos em cada área; exercer generosidade diariamente.

Vou dar uma ideia: amanhã você pode falar com um colega de trabalho que falou mal de você e, antes de tudo, perdoá-lo. Em seguida, convide-o para tomar um café. Talvez o preço de um café seja o que constrói uma ponte para o Evangelho penetrar em seu coração.

Seja generoso com suas palavras. Quem você pode encorajar em seu trabalho, em sua faculdade, na igreja, a sua volta? Faça isso de acordo com a medida de fé que você recebeu.

Sejamos generosos com o nosso tempo e com a nossa adoração. Quando baseamos nossa adoração em nossas emoções, somos mesquinhos. Mas quando baseamos nossa adoração na grandeza de Deus e O adoramos com tudo, independentemente do que estamos passando, passamos a viver vidas generosas.

Expanda o tamanho do seu círculo

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.”
Provérbios 27:17 (NVI)

Quem você tem em sua vida que lhe mantém afiado? Expanda a medida do seu círculo relacional. Eu não preciso de pessoas na minha vida que só me digam o que eu quero escutar. Eu preciso de pessoas que me digam o que eu tenho que escutar. Eu quero me cercar de pessoas que fazem eu me sentir incomodado, mas de uma maneira correta. Pessoas com mais sucesso, que progrediram e cresceram mais do que eu; pessoas que têm uma família melhor do que a minha, casadas há setenta anos; pessoas com experiências que podem me levar a outro nível.

Eu não quero ser a pessoa mais bem-sucedida no meu grupo de amigos, porque isso traria toda glória para mim e, de modo egoísta, eu pensaria que tenho uma medida maior do que deveria pensar. Eu tenho que pensar em mim mesmo com moderação e deixar que a medida maior que está em outra pessoa afete minha própria medida, para que eu possa vencer, avançar e alcançar novos níveis.

Sejamos amigáveis ​​para expandir nossa medida de círculo relacional.

Assim como nesse dia as palavras da minha filha mais velha me desafiaram e me animaram a expandir sobre uma área que eu tinha deixado esquecida, hoje eu desafio e encorajo você a se expandir além dos seus limites, a exercitar a medida da sua fé. Não podemos receber o que Deus tem para o nosso presente com a medida do nosso passado. Ainda há mais. Se aumentarmos a medida, Deus espalhará a bênção até que transborde e abunde.