Agregando Valor

1 May 2019

Há algum tempo, enquanto eu retornava de uma de minhas viagens anuais para Uganda, uma frase que eu havia escutado muito naquele lugar estava dando voltas na minha cabeça: “A chegada de vocês agregou valor a este lugar”. E comecei a pensar sobre a ideia de agregar valor no mundo e sobre o alcance que algumas de nossas atitudes podem ter. Eu cheguei à conclusão de que podemos agregar valor ao termos uma ordem de prioridades bem definida: manter o importante em primeiro lugar e não complicar demais o simples nos dará a possibilidade de agregar valor ao nosso ambiente.

Não há dúvidas de que, para nós, Jesus é o principal. Ele é o maior exemplo sobre agregar valor à vida dos outros. Em Romanos 12:9-18, encontramos algumas atitudes que nos levarão a manter Deus em primeiro lugar e a agregar valor a nossa sociedade.

O amor genuíno agrega valor

Amem as pessoas sem fingimento. Odeiem tudo que é mau. Apeguem-se firmemente ao que é bom. Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros.
Romanos 12:9-10 (NVT)

Se nós vamos agregar valor às pessoas ao nosso redor, a nossa comunidade, a nossa nação e a nossa igreja, nós temos que dar um amor sincero. A sinceridade é algo tão poderoso que destrói muros construídos nos corações das pessoas que não conhecem a Cristo. Pelo amor sincero que flui de nossos corações e que aceita as pessoas, o ser humano se aproxima de Deus. Entendemos que a Palavra de Deus diz que antes de Ele nos formar no ventre de nossa mãe, Ele nos chamou. É por isso que aceitamos todas as pessoas. Todos nós somos filhos de Deus. A diferença é que nem todos têm essa convicção. O amor sincero agrega valor a uma pessoa que pensa que não merece ser amada. Vidas são transformadas por isso.

Quando servimos e operamos com amor sincero, nós honramos as pessoas e não falamos sobre elas pelas costas de modo diferente.

É difícil para você honrar a pessoa ao seu lado? É mais fácil para você honrar alguém que tem uma posição com a qual você deseja se conectar? Se para você as coisas funcionam assim, você honra para cima, mas não sabe como honrar para baixo. Honrar para cima é fácil, mas honrar para baixo é a verdadeira honra. Colocar os outros à nossa frente agrega valor.

Servir com paixão agrega valor

Jamais sejam preguiçosos, mas trabalhem com dedicação e sirvam ao Senhor com entusiasmo.
Romanos 12:11 (NVT)

Não sei se você já teve a oportunidade de assistir a um jogo de futebol. É apenas um jogo, mas a paixão que isso desperta me desafia. É uma paixão genuína. Não há ninguém em pé com um microfone dizendo: “Vamos adorar”. Ninguém tem que torcer, mas o estádio se eleva com paixão para cantar por um time que nunca transformará suas vidas. E eles acham que isso lhes traz alegria, mas os noventa minutos passam e, na manhã seguinte, eles continuam a viver na mesma condição. Como não vamos servir com paixão, ainda que estejamos passando por adversidades, tempestades ou situações desagradáveis? A leve tribulação que podemos enfrentar nos levará a um lugar que é eterno. O que quer que aconteça neste mundo, nós temos a esperança de ver a glória de Deus. E quando vivemos como pessoas com esperança, nós encorajamos outros corações.

Quando servimos com paixão, as pessoas não podem acreditar que entregamos tudo. Não é emocional, mas nasce da convicção de que, se Cristo deu tudo para nos salvar, nós daremos tudo em nosso serviço a Ele.

A oração agrega valor

Alegrem-se em nossa esperança. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar.
Romanos 12:12 (NVT)

Quando você ora por algo, você está agregando valor. Se eu quisesse saber em uma conversa o que você mais valoriza, eu perguntaria pelo que você está orando. Porque eu sei que as pessoas oram pelo que valorizam. Você ora pelo que você ama? Você está orando pela nossa nação? Orando por ela, agregamos valor. Você está orando pelo nosso governo? Ou a sua opinião política vale muito mais do que a sua obediência à Palavra de Deus? Porque agregamos valor ao nosso governo quando oramos por ele, não importa quem esteja naquele lugar. Você está orando pelo seu chefe, pela sua empresa? Porque sua oração agrega valor ao seu local de trabalho. Você está orando pelos seus pastores? Nós temos que orar pela igreja em nossa nação, para despertar um renovo, para que Deus aja sobre a mentalidade pequena e para que não percamos uma geração.

Ajudar o necessitado agrega valor

Quando membros do povo santo passarem por necessidade, ajudem com prontidão. Estejam sempre dispostos a praticar a hospitalidade.
Romanos 12:13 (NVT)

É algo muito simples assim. Como podemos agregar valor? Sendo a resposta onde há necessidade. Sua vida pode ser essa resposta. Ajudar alguém que não pode nos dar nada em troca mostra que não temos segundas intenções. Amar simplesmente porque podemos. Quando somos a resposta – porque podemos e não por aquilo que queremos em troca -, agregamos valor à pessoa necessitada. Por que você está me ajudando? Porque nós podemos. Por que você vem me visitar? Porque nós podemos. Por que estão me alimentando? Porque nós podemos. Por que você vai orar pela minha mãe no hospital? Porque eu posso. Porque você me ama? Porque eu posso. Cada pessoa tem o valor do sangue de Cristo, e isso é suficiente para amá-los.

Vamos ser hospitaleiros. Quando foi a última vez que você abriu a sua casa para alguém pela primeira vez, ou quando você deu a ela um espaço? A Bíblia diz que não se sabe quando se está sendo hospitaleiro com um anjo. Ser hospitaleiro agrega valor às pessoas.

Proteger a unidade agrega valor

Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas tenham amizade com gente de condição humilde. E não pensem que sabem tudo.
Romanos 12:16 (NVT)

Temos que ser os protetores da unidade do nosso entorno. Pois, onde há união, se vê a benção de Deus. Quando vivemos em harmonia, nós agregamos valor ao que fazemos. Não é sobre um ou outro; é sobre nós. Porque o “nós” vale muito mais do que o “eu” e o “você”.

Ser ensinável agrega valor. Nas escrituras, Deus usou seres falíveis, pessoas que, em um momento, acreditavam que sabiam tudo, e depois que Deus tratou seus corações, eles perceberam que não nada sabiam. Meu amigo, as opiniões não constroem nada. Hoje, o mundo vive de pesquisas e de acordo com o que o público diz. Mas a opinião pública não constrói; é a liderança que o faz. Nossas opiniões sobre as coisas reduzem tudo o que fazemos ao nosso nível de vida pessoal, sem considerar o nível de vida que o outro tem. Não vamos ser cristãos que vivem de pesquisas. As opiniões que você escutar não irão prepará-lo para o seu posicionamento em um lugar.

Seguir a paz agrega valor

No que depender de vocês, vivam em paz com todos.
Romanos 12:18 (NVT)

Você responde com paz ou incitando mais o fogo? Eu não sei como podemos acreditar que ir a um lugar e lançar uma bomba pode agregar paz. Nós lutamos pela paz, mas na verdade, devemos lutar a partir paz. Nós não percebemos que a paz depende de nós e que devemos nos responsabilizar por isso. Dentro de tudo o que fazemos, nós sempre devemos ser pessoas que buscam chegar a um acordo; pessoas que não querem argumentar ou discutir; pessoas para quem ter a razão não é a coisa mais importante.

Em um casamento em que os dois competem constantemente para ter a razão, nunca haverá paz. Mas o casamento vale muito mais do que o orgulho de ambos, e isso deve estar em primeiro lugar. Isso pode ser aplicado ao restante dos relacionamentos nos quais queremos agregar valor. Quando deixamos o orgulho de lado e procuramos o que é positivo nas pessoas, a mesma coisa que queremos encontrar nelas será encontrada em nós. O que você está procurando no outro?

Não vamos nos apegar ao hábito do que já temos. Não vamos nos acostumar com o que é bom para, em seguida, deixar de valorizá-lo. Vamos agregar valor a cada indivíduo, a nossa cidade e à igreja em nossa nação.