Dia 3 - Bom Discernimento

Jan 3 2020

Olhando para trás, na minha vida, eu percebo o quão importante a graça de Deus foi em todos os meus esforços e desafios. Eu também reconheço o papel da perseverança, da determinação, da iniciativa e de fazer boas escolhas. Isso não significa que eu não cometi erros ou não tomei algumas decisões ruins pelo caminho. Contudo, a busca consistente da sabedoria divina e do bom discernimento, à sombra da graça de Deus, me capacitou como indivíduo, e também a nossa igreja como um todo, para conquistas, até então, além do que eu poderia ter imaginado anos atrás.

Pense sobre o papel que a sabedoria divina, ou a falta dela, desempenhou na sua vida até agora. Como isso afetou suas decisões financeiras? Seus relacionamentos? Sua carreira e suas conquistas? Se você é jovem e tem grandes sonhos, não subestime a importância de buscar a sabedoria divina e o bom discernimento para moldar e construir sua vida, decisão
por decisão, pelos altos e baixos, para ver seus planos sendo realizados com o tempo.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria;
o conhecimento do Santo resulta em discernimento.
A sabedoria multiplicará seus dias e tornará sua vida mais longa.
Se você se tornar sábio, o benefício será seu;
se desprezar a sabedoria, sofrerá as consequências.
Provérbios 9:10-12 (NVT)

Deus dará da Sua sabedoria de graça a você, sem censura, se você assim o pedir a Ele (veja Tiago 1:5). Provérbios diz que a sabedoria irá permear cada área da sua vida. Se você pudesse ver o caminho à frente e o fruto da sabedoria, você não iria querer cada área da sua vida permeada com sabedoria?

Eu, a Sabedoria, torno cada momento da sua vida mais proveitoso,
e cada instante da sua existência valerá a pena.
Faça sua escolha: viva com sabedoria e viva bem;
ou zombe da vida e a vida zombará de você.
Provérbios 9:11-12 (A Mensagem)

Se você ouve a “Sabedoria”, sua vida será proveitosa e prolongada, melhorada e preparada. Isso não significa que você não terá desafios ou oposição, mas sim que você tem a promessa de vitória constante sobre eles.

Deus quer abrir portas e fazer um caminho em sua vida, e isso inclui você entender como praticar o bom discernimento. Contudo, se você não aplicar princípios de sabedoria como obediência a Deus, humildade e esperar pelo tempo dEle, o seu caminho adiante encontrará impasses.

Eu, a Sabedoria, moro com prudência;
sei onde encontrar conhecimento e discernimento.
Provérbios 8:12 (NVT)

Sabedoria significa confiar em Deus e permitir que o bom discernimento faça um caminho para você.

ORAÇÃO:

Senhor, Tu dizes que se falta conhecimento a alguém, tudo o que é preciso fazer é pedi-lo a Ti e Tu darás. Ajude-me a entender a importância do bom discernimento em minha vida e a desenvolver humildade, paciência e um desejo de agradá-Lo.