Dia 4 - Sabedoria nas Encruzilhadas

Jan 4 2020

A vida é cheia de encruzilhadas, decisões e escolhas. Qual caminho devo seguir?

Há grandes decisões como se mudar para uma nova casa, uma cidade ou país diferente, mudar de carreira, com quem casar, começar um novo negócio ou fazer o que é certo mesmo quando ninguém está vendo. Nós precisamos de sabedoria para fazer boas escolhas, especialmente quando os resultados não são óbvios, nem facilmente previstos.

Escutem, pois a Sabedoria chama! Ouçam, porque o entendimento levanta a voz!
No alto dos montes, junto ao caminho, a Sabedoria se coloca nas encruzilhadas.
Provérbios 8:1-2 (NVT)

A sabedoria é caracterizada como uma “Dama” ou uma mulher justa que está pronta e esperando em todas as estradas e atalhos, chamando a todos que a ouvirem.

Sua instrução é clara, sua verdade é inegável e seu julgamento é sólido. Os primeiros nove capítulos de Provérbios contrastam a “Dama Sabedoria” e a “Madame Tola”. Mesmo que essas mulheres sejam personificações e não mulheres de verdade, é verdade que um flerte ou um “caso” com a Madame Tola é tão devastador quanto qualquer elo ilícito.

O objetivo da Madame Tola é desviá-lo do seu caminho, persuadi-lo a fazer escolhas insensatas e afundar a sua vida. Uma decisão apressada ou um ato de impulso pode levá-lo a um percurso de destruição. Assim como o rei Saul, as pessoas frequentemente querem resolver situações do seu próprio jeito, agindo impulsivamente, se colocando em alguma situação ou relacionamento sem se preocupar com a sabedoria. Mais tarde, elas precisam lidar com anos de consequências e tentativas desesperadas de tentar colocar suas vidas no eixo novamente.

A Madame Tola toma decisões baseadas em conforto, não inspiradas por um chamado. Ela toma decisões que se rendem à tentação e reagem sem se preocupar com consequências ou em buscar conselhos. Não tome decisões precipitadas, subestimando o impacto que elas têm em você e em outros. Decisões tolas vão bagunçar sua vida. Quando você estiver confuso e sem saber o que fazer, qual decisão tomar ou que caminho escolher, clame a Deus e peça a Ele que lhe dê a Sua sabedoria.

Lembre-se de que Ele promete lhe dar sabedoria sem hesitar. Então, por que não pedir?

Nunca subestime a necessidade de sabedoria em cada encruzilhada da sua vida. Lembre que a Bíblia diz que a sabedoria “constrói a casa”. Aqueles que amam a sabedoria serão amados por ela também.

Amo os que me amam; os que me procuram por certo me encontrarão.
Provérbios 8:17 (NVT)

 

ORAÇÃO:

Obrigado, Pai, por fazer a sabedoria estar prontamente disponível para mim. Sua sabedoria abre o caminho, abre portas, me capacita a navegar em meio a desafios e age como uma bússola para a minha vida. Eu encontro sabedoria na Sua Palavra, através da voz do Santo Espírito, em meu tempo a sós contigo e em conselhos que vêm de Ti. Eu Lhe peço sabedoria nas minhas escolhas em cada encruzilhada da minha vida.