CLOSE
FIND A HILLSONG CHURCH NEAR YOU
GO
It looks like location services are turned off. Enable location services in your settings to use your current location, or type your address in the search bar.
Back to search
List view
Map
NEW VENUE
Gathering Online
Service Times and Information
Free Parking
Close To Public Transport
Wheelchair Accessible
Parents Room
VISIT CAMPUS WEBSITE

Uma mensagem importante do Conselho Global da Hillsong

Mar 21 2022

Querida igreja,

O Conselho Global da igreja Hillsong gostaria de compartilhar algumas informações importantes a respeito do nosso Pastor Sênior Global Brian Houston.

Existe uma cobertura significativa da mídia envolvendo esses assuntos, e é importante que você ouça a partir de nós, entenda a verdade e tome conhecimento das ações tomadas pelo Conselho Global nesses momentos e do coração por trás destas ações.

Como você deve estar ciente, o pastor Brian recentemente se afastou de suas responsabilidades no ministério. Quando ele se afastou em janeiro deste ano, as razões que mencionou eram genuínas. A situação que envolve o seu pai, ao longo dos anos, tornou-se um fardo pessoal além do que ele mesmo poderia imaginar, e Brian precisou focar nas próximas questões legais que virão.

No momento daquele anúncio, o Conselho Global da igreja Hillsong não fez uma declaração pública porque nós ainda estávamos trabalhando em alguns assuntos de modo confidencial com o pastor Brian. Essas questões são públicas agora e, por isso, gostaríamos de compartilhar com você os detalhes.

Infelizmente, temos lidado com duas reclamações feitas contra o pastor Brian nos últimos 10 anos. Essas questões – como todas que constam em nosso código de conduta – foram tratadas com confidencialidade. Em ambos os casos, respeitamos tanto a confidencialidade do pastor Brian quanto daqueles envolvidos, e também respeitamos as leis trabalhistas locais. Somos uma igreja que acredita em graça, amor, restauração e integridade; estes são os valores que nos guiam.

Você pode ter certeza que as investigações sobre essas reclamações foram tratadas com extrema importância. Cada uma dessas investigações foi conduzida por membros do Conselho Global ou por um grupo indicado pelo Conselho para ouvir e trazer resolução para reclamações feitas contra pastores credenciados, e tiveram a assistência de pastores e conselheiros externos altamente respeitados.

O primeiro acontecimento foi há aproximadamente uma década envolvendo mensagens de texto inapropriadas enviadas pelo pastor Brian para um membro de nosso staff, que logo em seguida resultou no pedido de desligamento por parte desta pessoa. Naquele momento, o pastor Brian estava sob efeito de remédios para dormir, dos quais acabou desenvolvendo uma dependência. Ele imediatamente se desculpou com a pessoa. Nós também trabalhamos próximos ao pastor Brian para garantir que ele receberia ajuda profissional para eliminar a dependência deste medicamento, e isso foi alcançado com sucesso.

Para esta pessoa que era parte do nosso staff, nós novamente pedimos desculpas e acolhemos a oportunidade para prover suporte adicional, caso seja necessário.

O segundo acontecimento envolveu uma reclamação recebida em 2019. Após uma profunda investigação, constatou-se que o pastor Brian ficou desorientado depois de uma sessão na Conferência Hillsong, após ter consumido uma quantidade de medicamento anti-ansiedade além do prescrito e misturado com álcool. O resultado disso foi que ele bateu à porta de um quarto de hotel que não era o dele, entrou no quarto e permaneceu ali por um tempo com a mulher que o ocupava.

A investigação feita pela unidade de integridade apontada pelo Conselho Global descobriu que, embora todas as partes da reclamação não fossem passíveis de sustentação, havia elementos importantes que se sustentavam, e a conduta foi de grave preocupação. Em uma última análise, o Conselho deu seu parecer de que Brian havia violado o código de conduta dos pastores da Hillsong.

Reconhecemos também que, independente das circunstâncias daquele momento, esta pessoa não merecia ser colocada na situação em que se encontrou, pelo pastor Brian.

Nós sentimos que fizemos tudo o que podíamos para dar suporte a pessoa que fez a reclamação e tratamos esta pessoa com compaixão e respeito, além de atender ao seu pedido de confidencialidade.

O Conselho também aceitou um pedido de reembolso de uma doação feita por esta pessoa à igreja, e concordamos com isso para trazer resolução com um espírito de amor e cuidado. O pastor Brian sentiu extremo remorso e insistiu em restituir financeiramente a igreja pelo ocorrido.

Nós pedimos desculpas sem reservas para as pessoas afetadas pelas ações do pastor Brian e nos comprometemos a estar acessíveis para qualquer suporte adicional que possamos prover.

Na sequência desta investigação, o pastor Brian concordou em tomar ações específicas, incluindo se afastar da liderança por um período. No entanto, infelizmente, ele falhou em seguir todos os passos acordados, o que resultou em ações adicionais que precisaram ser tomadas pelo Conselho no final de 2021. O pastor Brian permanece um período afastado.

O Conselho sempre empenhou-se para agir biblicamente e de acordo com uma boa governança. No entanto, entendemos que houve significativas quebras de confiança. O Conselho tem buscado aconselhamento externo, conselhos de sabedoria e está revisando sua estrutura de governança e medidas para assegurar níveis mais altos de responsabilização por toda a igreja Hillsong globalmente. Assim como muitas outras igrejas com este tamanho, o modelo de governança da Hillsong tem, historicamente, colocado um controle significativo nas mãos do pastor sênior, mas reconhecemos que a forma como fazemos isso precisa ser reavaliada. Sabemos que existem áreas nas quais podemos melhorar e iremos trabalhar com honestidade e transparência para isso.

Estamos aqui para vocês, e à medida que trabalhamos juntos, estamos disponíveis para oferecer a você ajuda e suporte. Nossa equipe de cuidado pastoral pode ser contatada através do escritório da igreja na sua localidade Acreditamos também que esse é um momento para focarmos nossa atenção no Deus que restaura e reconstrói, e encorajamos você a continuar se reunindo regularmente não só aos domingos, mas também com seus grupos de conexão.

Nossos pastores globais interinos, Phil e Lucinda Dooley, estão fazendo um excelente trabalho em circunstâncias difíceis. Queremos agradecer-lhes e pedir para que continuem orando por todos os que estão envolvidos neste assunto e pela nossa igreja.

Amamos vocês e agradecemos pelo suporte constante.

Conselho Global da Hillsong