Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las. E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.
Marcos 9:2-4
E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: „O que vocês estavam discutindo no caminho? “
Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior.
Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: „Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos“.
E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes:
„Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou“.
Marcos 9: 33-37
Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior.
Jesus lhes disse: „Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores.
Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve.
Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.
Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.
E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,
para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Lucas 22:24-30
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1 Pedro 2:9
O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
Romanos 8:16-17
A vida é cheia de obstáculos que nos desafiam. Superá-los nos permite entrar no que Deus preparou para nós. Nestes cinco dias falaremos sobre alguns deles, começando por um dos mais comuns: nossas inseguranças.
Todos nós enfrentamos inseguranças, não importa quem somos, o que fazemos, se a vida está indo bem ou não… Elas nos afetam em nosso caminho, tentam nos limitar e nos desconectar do propósito de Deus.
Em Marcos 9, vemos os discípulos discutindo sobre quem era o mais importante entre eles. Essa conversa surge do fato de que Jesus não levou todos para testemunhar a transfiguração.
Se estivéssemos no lugar daqueles nove discípulos que ficaram para trás, provavelmente pensaríamos: “Os outros três são seus favoritos? Também deixei tudo para seguir Jesus, por que eles e nós não?
Quando Jesus lhes perguntou sobre o que estavam falando no caminho, eles se calaram. Eles se sentiram envergonhados por discutir sobre quem era o mais importante. Na verdade, eles não tinham percebido que estavam andando com a pessoa mais importante de todas.
A insegurança leva-nos a perder a nossa identidade, a questionar constantemente as nossas capacidades, a competir com os outros e a viver comparando-nos. Leva-nos a buscar a aprovação errada, faz-nos sentir incapazes e inadequados, até que finalmente nos estagna e nos limita.
Se não superarmos nossas inseguranças, o inimigo as usará para nos fazer acreditar que não podemos ser usados por Deus.
Então, como vamos superá-los?
Entender que a insegurança não nos exclui
Jesus não abandonou seus discípulos quando os viu inseguros, mas continuou a ensiná-los com graça e misericórdia. Diante de Deus temos a liberdade de sermos vulneráveis, ele conhece nossas limitações, não nos despreza por isso, mas trabalha através delas.
Entendendo o que realmente é grandeza
A insegurança nos leva a procurar posições que não precisamos. O maior título já nos foi dado por Jesus: somos filhos de Deus. A verdadeira grandeza é o que encontramos nele, que ele depositou em nós e reflete o seu reino.
Jesus, apesar de ser o mais importante, o Rei dos reis, colocou toda a sua vida a serviço dos outros. Quer superar suas inseguranças? Continue servindo aos outros!
Entendendo o que Jesus realizou por nós
Como cristãos, podemos viver através da cruz, pela qual Jesus nos fez filhos de Deus e co-herdeiros com Cristo de todas as suas promessas. Não há posição mais alta do que essa!
Quando as inseguranças baterem na porta da sua vida, lembre-se que você foi escolhido e perdoado. Ore, sirva e entregue seus pensamentos a Deus para que ele traga confiança nas áreas de sua vida nas quais você se sente inseguro.
Que sua segurança seja encontrada em Jesus.
Oração: Pai, me ajuda a reconhecer minhas inseguranças pelo que são, como emoções normais com as quais todos lidamos. Dê-me novas convicções para encontrar minha segurança somente em Ti. Ajude-me a entrar no que tens preparado para mim. Em nome de Jesus. Amém!