« Tendo terminado de contar estas parábolas, Jesus saiu dali.
Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: ‘De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?’
E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: ‘Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra’.
E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles. »
Mateus 13:53-58 (NVI)
« Mas ainda há muito mais. Continuamos a expressar nosso louvor, mesmo que estejamos cheios de problemas, porque sabemos que os problemas podem
desenvolver em nós paciência e como a paciência, por sua vez, forja o aço temperado da virtude, mantendo-nos atentos quanto ao que Deus pretende fazer; desse modo, passamos a ter esperança. Com essa expectativa, jamais nos sentiremos enganados. A verdade é que nem temos como reunir todas as vasilhas necessárias para encher com tudo que Deus generosamente derrama sobre nossa vida, por meio do Espírito Santo! »
Romanos 5:3-5 (A Mensagem)
Alguma vez você já quis muito uma roupa, uma calça jeans ou uma camiseta, e quando você a conseguiu, usou por um tempo até se cansar? Depois você teve que deixá-la guardada sem usar durante meses. Talvez você a tenha dado para alguém.
Não importa o quanto desejamos algo. Para nós, seres humanos, é muito fácil nos familiarizarmos com as coisas. Nós nos acostumamos com os nossos relacionamentos, com objetos materiais, e até mesmo nos familiarizarmos com a nossa fé; vemos Deus agindo em nossa vida e realizando milagres ao nosso redor, mas, com o tempo, também nos acostumamos com isso.
Em Mateus 13, a Bíblia nos ensina que Jesus não pôde realizar milagres por causa da incredulidade das pessoas. Elas O conheciam desde pequeno, sabiam quem Ele era e, por isso, não puderem ver tudo o que Ele queria fazer.
Jesus nos resgata dessa vida de incredulidade, dessa vida de familiaridade, e nos leva, através de Suas promessas, a viver crendo que, mesmo que não O vejamos, o melhor sempre está por vir. Mas é nossa responsabilidade não permitir que a familiaridade e a incredulidade nos afastem de tudo o que Deus tem para nós. Ele anseia que vivamos sentados na ponta da cadeira, com entusiasmo, com expectativa para ver o que Ele fará a seguir em nós e através de nós.
? Oração:
Deus, dê-nos novos olhos para ver que existe mais de Ti para nós. Que possamos ter um coração agradecido que vê o que é incrível e milagroso em cada passo que damos. Amém.