Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa,
agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água.
Ao se assentarem para comer, viram ao longe uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade. Seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e mirra, que eles levavam para o Egito.
Judá disse então a seus irmãos: “Que ganharemos se matarmos o nosso irmão e escondermos o seu sangue?
Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue”. E seus irmãos concordaram.
Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.
Gênesis 37:23-28
E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Tiago 5:15,16
Todos temos feridas dentro de nós, como resultado de alguma experiência negativa que achamos difícil superar. Às vezes pensamos que somos o produto dessa dor e que devemos carregar essa experiência para o resto de nossas vidas. Assim vivemos traumatizados, agarrados a coisas que não nos permitem avançar.
Hoje tenho uma boa notícia: Deus quer que superemos nossos traumas!
Em Gênesis 37, lemos a história de José, um jovem sonhador que enfrentou muitos eventos traumáticos em sua vida. Invejado por seus irmãos, foi vendido como escravo aos ismaelitas e depois a Potifar, longe de sua terra natal. Ele foi falsamente acusado e preso.
José tinha todas as desculpas para ficar zangado com Deus, mas mesmo assim não o fez, mas superou o que tentou marcá-lo para a vida. José manteve sua fé e seu foco.
Através de sua história, podemos lembrar que mesmo quando outros tentam nos prejudicar, Deus pode usar essa situação para produzir o bem. Nada neste mundo pode limitar o que Deus vai fazer em nós, conosco e através de nós.
As feridas são fruto do pecado que existe neste mundo imperfeito, mas Deus tem o poder de intervir em todas as situações e trazer vida. Nossos desafios têm o potencial de se tornarem testemunhos de sua graça.
Como superar nossos traumas? José fez duas coisas para alcançá-lo:
Ele se agarrou no plano que Deus tinha para sua vida
Mesmo como escravo e prisioneiro, José não perdeu de vista o sonho que Deus lhe havia mostrado. Ele foi o melhor escravo e servo, deu o seu melhor em todos os contextos em que se encontrava.
Aprendeu a perdoar
Quando seus irmãos vieram diante dele, José não se vingou, mas agiu com misericórdia. Ao perdoar, deixamos de lado o que o inimigo queria usar para roubar nosso propósito e potencial.
É importante para Deus que estejamos saudáveis. Não só fisicamente, mas também espiritual e emocionalmente. Para entrar naquilo que Ele tem para nós, nossas feridas precisam cicatrizar. Não iremos muito longe se avançarmos com feridas abertas ou infectadas.
Deus quer curar nosso interior e o fará através da confissão, da comunidade e da oração. Quando você fala sobre seus traumas e trabalha neles no contexto certo, cerque-se de pessoas de fé que caminhem com você, levantem seus braços, e envolva Deus em sua vida, Ele faz o que está além de suas forças.
Em Cristo nossa porção é a liberdade. Você não é sua dor, você não é seu passado, nem seu pecado. Você não é sua mãe ou seu pai, você também não é seu fracasso. Você é filho de Deus e pode superar traumas porque suas feridas pagaram o preço por sua liberdade e cura. Não viva de acordo com suas feridas, viva de acordo com as feridas Dele!
Oração: Pai, ajuda-me a focar em Ti, a ver a cruz como ela é: a obra completa e perfeita de Jesus Cristo. Ajuda-me a liberar a dor dessa ofensa, o ressentimento desse abuso, o que me limita. Espírito Santo, peço-lhe que enxugue minhas lágrimas e encoraje meu espírito. Obrigado porque você traz cura para minha vida. Amém.