“Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.
‘Ouçam o sonho que tive’, disse-lhes.
Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele.”
Gênesis 37:5-7 (NVI)
“Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: ‘Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim’.
Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: ‘Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você?’
Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.”
Génesis 37:9-11 (NVI)
“Confie ao Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.”
Proverbios 16:3 (NVT)
Quando foi a última vez que você sonhou?
A Bíblia nos conta a história de José, um jovem que teve um sonho especial num dia, um sonho em que Deus lhe havia mostrado e semeado em seu coração.
Muitos de nós desejamos sonhar por várias razões. Às vezes ficamos desanimados porque esses sonhos parecem impossíveis, ou então desistimos porque, no caminho para realizá-los, encontramos muitos desafios. Talvez você tenha abandonado seus sonhos porque já se passou muito tempo e eles ainda não se cumpriram, ou porque a sua vida foi atingida por uma crise e teve uma reviravolta inesperada.
Meu marido Chris e eu sonhávamos em edificar a igreja na América Latina, mas esse sonho passou por provas. No caminho, Deus preparou nossos corações e moldou nosso caráter para que pudéssemos entrar em tudo o que Ele tinha preparado para nós. Hoje vivemos esse sonho, mas não paramos de sonhar, porque sabemos que ainda existe mais pela frente!
O inimigo gosta de nos fazer duvidar daquilo que Deus pode fazer em nós e por meio da nossa vida. Ele sempre tentará apagar o fogo que temos dentro de nós e fazer com que acreditemos que Deus se esqueceu dos sonhos que nos deu em algum momento.
Não desista! Deus ainda não concluiu o que Ele tem para você. Ele é especialista em reviver aquilo que achávamos que estava morto, em encontrar o que pensávamos que estava perdido. Mas é nossa responsabilidade manter o sonho vivo. Passaram-se treze anos até que o sonho de José se cumprisse e, nesse período, Deus provou seu coração e moldou seu caráter. José não desistiu, mas manteve seu sonho vivo e, graças a isso, ele foi bênção para toda uma nação.
Deus quer restaurar o seu sonho, mas, para que isso aconteça, você deve colocá-lo nas mãos de d’Ele e confiar que Ele abrirá as portas corretas.
? Oração:
Senhor, peço que me ajude a sonhar de novo, a encontrar soluções criativas para os desafios que estou enfrentando, a pensar com clareza e a colocá-Lo em primeiro lugar no momento de tomar decisões. Quero ser fiel com o que colocaste nas minhas mãos, para que sejam cumpridos os sonhos que me deste. Em nome de Jesus. Amém.