A conexão inerente que existe entre seu espírito, sua alma e seu corpo significa que o que afeta um afeta o outro, tanto de modo positivo quanto negativo. Ter uma alma que está em paz começa com o responder a assuntos espirituais. A Palavra de Deus é parte integral do bem-estar da sua alma. Hebreus 4:12 diz:
“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos.” (NVT)
Este versículo poderoso revela cinco características-chave da Palavra de Deus:
A Palavra de Deus é VIVA. Com frequência, a Bíblia é citada como a Palavra Viva. Na Parábola do Semeador, Jesus comparou a Palavra de Deus a uma semente (veja Lucas 8). Quando você recebe a Palavra de Deus é como uma semente… não parece que existe vida nenhuma nela, mas quando é semeada em bom solo, ela tem o potencial de produzir grandes coisas na sua vida. Plantada no solo fértil do seu coração, a Palavra de Deus reproduzirá a natureza de Cristo em você.
A Palavra de Deus é PODEROSA. Assim como uma grande árvore começa como uma semente no chão, a Palavra de Deus em você tem poder criativo e transformador. À medida que você se alimenta da Palavra de Deus, ela começará a transformar você de dentro para fora.
A Palavra de Deus é MAIS CORTANTE QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES. Qualquer coisa que possa te afetar fisicamente também vai te afetar emocional e espiritualmente. Por exemplo, doenças ou circunstâncias difíceis impactam como você se sente, e emoções negativas causam respostas físicas negativas em seu corpo; do mesmo modo que as emoções positivas fazem isso de forma positiva (Provérbios 17:22). A Palavra de Deus pode discernir entre sua alma e seu espírito. Provérbios 3 diz: “Ouça a voz do Eterno em tudo que fizer (…). Ele manterá você no melhor caminho.” (A Mensagem).
A Palavra de Deus PENETRA ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO. Pode ser difícil saber os verdadeiros motivos do seu coração. Davi sabia disso quando chorou: “Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24, NVI). A Palavra de Deus pode penetrar com precisão cirúrgica entre sua alma e seu espírito; ela tem a capacidade de examinar a sua vida e expor a verdade, que revelará Cristo dentro de você de uma maneira que nenhuma outra coisa poderia revelar.
A Palavra de Deus TRAZ À LUZ NOSSOS PENSAMENTOS E DESEJOS MAIS ÍNTIMOS. Conhecimento e compreensão de si mesmo podem envolver confrontos dolorosos com as suas fraquezas. Mas adquirir conhecimento sobre si mesmo de uma forma que alinhe sua vida com Deus e com a imagem de Cristo em você traz a verdadeira liberdade e a paz interior. Jeremias disse que o coração humano é enganoso “acima de tudo”, além do nosso entendimento. Precisamos da Palavra de Deus e da ajuda d’Ele para descobrir as coisas ocultas das quais não temos conhecimento; coisas que ameaçam limitar ou sabotar nossas vidas. Lembre-se: saber a verdade é que te liberta.
Faça da oração de Davi a sua própria oração:
“Sem essa luz de revelação, como eu detectaria o desvio do meu coração? Senhor, perdoe meus defeitos escondidos sempre que encontrá-los. Continue me limpando, Deus, e me mantenha longe dos meus pecados secretos e egoístas; que eles nunca governem sobre mim! Pois só então estarei livre de culpas e permanecerei inocente de rebelião. Que as palavras da minha boca, meus pensamentos de meditação e cada movimento do meu coração sejam sempre puros e agradáveis, aceitáveis diante dos seus olhos, meu único Redentor, meu Deus-Protetor.” – Salmos 19:12-14 (TPT, Tradução Livre)