CLOSE
FIND A HILLSONG CHURCH NEAR YOU
GO
It looks like location services are turned off. Enable location services in your settings to use your current location, or type your address in the search bar.
Back to search
List view
Map
NEW VENUE
Gathering Online
Service Times and Information
Free Parking
Close To Public Transport
Wheelchair Accessible
Parents Room
VISIT CAMPUS WEBSITE

Diversidade Racial Definida

Desculpe, este conteúdo só está disponível em Inglês (Eua) e Português Do Brasil.

O que diversidade realmente significa?” ela disse. Talvez você esteja se perguntando a mesma coisa, como essa pessoa que conheci pela primeira vez. Conversamos um pouco, como é típico durante um primeiro encontro, incluindo o que fazíamos profissionalmente. Eu compartilhei que era a Gerente de Diversidade e Inclusão Racial da Hillsong. 

Minha definição simples é que diversidade são as peças coletivas de todos nós. Diversidade não é apenas um certo grupo de pessoas nem um certo tipo de diferença. Note o uso da palavra “todos” na minha definição. Diversidade envolve todos nós. Diversidade abrange todas as nossas diferenças. Diversidade inclui todos nós. Diversidade inclui cada pessoa de cada cor de pele, de cada raça e de cada etnia. Considere que a diversidade racial é um aspecto bonito da humanidade, intencionalmente criado pelo Deus do Universo! Reflita sobre como nossa diversidade racial coletiva exibe quem é o nosso Deus Criador! Reflita sobre como nossa diversidade racial coletiva nos revela diferentes partes de quem é nosso Deus! 

Você já olhou para um mosaico colorido? Um mosaico é uma bela obra de arte que possui muitas pequenas partes diferentes que se unem para formar uma só. Cada parte, por si só, é muito colorida, altamente única e poderia existir sozinha, se necessário. Mas as peças sozinhas não são tão magníficas quanto quando estão juntas. Todas as peças de um mosaico são melhores juntas. Quando as peças estão juntas, a beleza e o brilho aumentam significativamente. Isso é verdade para nossa diversidade racial e cultural. De fato, é somente quando todos nos unimos, cada raça, cada cultura e cada etnia, que refletimos plenamente nosso Deus Criador. 

A primeira pessoa com quem conversei foi Jona Ombao-Appadu, supervisor da Hillsong Canada RDEI. Ela compartilhou como diversidade significa simplesmente diferenças – visíveis como a aparência e invisíveis como as perspectivas. Ela compartilhou 1 Coríntios 12, acreditando que esses versículos celebram cada pessoa e o valor que eles trazem para construir nossa igreja local e globalmente. Em 1 Coríntios 12:12-13 (NVI) diz: 

Para ajudar a aprofundar nossa compreensão, convidei alguns amigos para a conversa. 

A primeira pessoa com quem conversei foi Jona Ombao-Appadu, responsável pela DREI da Hillsong Canadá. Ela compartilhou como diversidade simplesmente significa diferenças – visíveis, como aparência, e invisíveis, como perspectivas. Ela compartilhou 1 Coríntios 12, acreditando que esses versículos celebram cada pessoa e o valor que elas trazem para construir nossa igreja local e globalmente. Em 1 Coríntios 12:12-13 (NVI), diz: 

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos…” 

Isto é lindo, assim como o que meu amigo Mojo Lephoto, pastor do campus da Hillsong África do Sul, compartilhou.  Ele compartilhou como a diversidade é um marcador da verdadeira comunhão (koinonia), pois o evangelho é um convite a todos para virem e se sentarem à mesa e compartilharem todas as coisas enquanto adoramos Jesus juntos. Ele acredita que isso está lindamente demonstrado na Bíblia, no livro de Atos. Ele adora o quadro pintado em Atos 2, quando o Espírito Santo caiu. Especificamente, como todos os que ouviram aqueles no cenáculo os ouviram falando em uma língua que era nativa daquele indivíduo. Em Atos 2:5-11 diz (NVI): 

Isso é bonito, assim como o que meu amigo Mojo Lephoto, um Pastor de Campus da Hillsong África do Sul, compartilhou. Ele disse que a diversidade é um marco de verdadeira comunhão (koinonia), pois o Evangelho é um convite para todos virem e terem um lugar à mesa e compartilharem todas as coisas enquanto adoramos Jesus juntos. Ele acredita que isso é demonstrado de forma bonita na Bíblia, no livro de Atos. Ele ama a imagem descrita em Atos 2, quando o Espírito Santo desceu, especificamente, o fato de que os que estavam no cenáculo ouviram pessoas falando em línguas que eram nativas para outros que ali estavam. Em Atos 2:5-11, diz (NVI): 

“Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: ‘Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!’”  

Essas escrituras, e muitas outras, nos lembram que o evangelho é um convite a todas as pessoas, de todas as raças, de todas as culturas e de todas as etnias. Para nos unirmos como um só corpo. Para vir com a nossa diversidade coletiva como igreja amada de Deus. Estas escrituras são belas imagens de toda a nossa diversidade coletiva. Nossa diversidade racial coletiva é uma coisa linda que nosso Pai Celestial nunca quis nos dividir, mas sim nos unir. 

Essas escrituras, e muitas outras, nos lembram que o Evangelho é um convite para todas as pessoas, de cada raça, e cada cultura, e cada etnia, para se unirem como um só corpo, para virem com nossa diversidade coletiva como a amada igreja de Deus. Essas escrituras são belas imagens de toda nossa diversidade coletiva. Nossa diversidade racial coletiva é essa coisa bonita que nunca foi destinada por nosso Pai Celestial para nos dividir, mas sim para nos unir. 

 

Autora:
Maria Hansen-Quine, LASW, MSW
Gerente Global de Diversidade e Inclusão Racial da Hillsong