Lucas 5:1-11
Jesus tem um encontro com alguns pescadores comerciantes no lago de Genesaré em Lucas 5:1-11. Esses homens estão pescando a noite toda, mas não têm nenhum resultado para mostrar seus esforços. Quando Jesus os encontra, eles estão lavando suas redes na praia. Lavar redes é uma possível metáfora para muitas qualidades admiráveis. É uma imagem de prontidão, de perseverança, de propósito, de consistência, de fé e de bom serviço de mordomia. Os pescadores estão fazendo o trabalho duro e ingrato que acontece nos bastidores (que procedem todo bom sucesso) e eles estão fazendo isso quando não há recompensa imediata.
É fácil desistir quando as condições não estão boas para nós, mas isso não é o que os pescadores fazem. Eles não largam suas redes e vão embora com raiva; eles não questionam se não deveriam ser pescadores; eles não abandonam tudo. Em vez disso, eles diligentemente esfregam suas redes enquanto se preparam para entrar no mar de novo.
A rotina diária de trabalho duro e disciplinado – o lavar das redes metafórico – importa muito para Deus. Aqui, Jesus percebe isso. Depois de pegar emprestado o barco de Simão Pedro para ensinar a multidão reunida na costa, Jesus diz a Simão Pedro: “Vá para as águas profundas e lancem as redes” (Lucas 5:4, A Mensagem). Nós sabemos o que acontece em seguida (nos versos 5 e 6, NVT): “Simão respondeu: ‘Mestre, trabalhamos duro a noite toda e não pegamos nada. Mas, por ser o senhor quem nos pede, vou lançar as redes novamente’. Dessa vez, as redes ficaram tão cheias de peixes que começaram a se rasgar”.
Simão Pedro ficou impressionado pelo tamanho da pesca e pelo fato de Jesus estar interessado em ajudar tanto ele como seus amigos, Tiago e João, em seu trabalho diário. No entanto, Deus tem planos ainda maiores para a vida de Simão Pedro e lhe diz (no verso 10, NVT): “De agora em diante, você será pescador de gente”. Simão Pedro se torna o apóstolo Pedro, que foi importante no estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo pelo mundo (ver Mateus 16:18). Pedro também foi o primeiro a levar o evangelho aos gentios, e seu legado permanece vivo em toda igreja cristã saudável e próspera de hoje.
Quão incrível é uma das primeiras imagens que temos dele, ser a de um pescador comum na tarefa terrena de lavar as redes. Ainda assim, a diligência de Simão Pedro não só o preparou para a grande pesca que Jesus tinha para ele e para seus parceiros de pesca naquele dia, como também o posicionou para o futuro muito maior de ganhar almas que depois Jesus declarou sobre ele.