“Vejam, Deus veio me salvar; confiarei nele e não terei medo. O Senhor Deus é minha força e meu cântico; ele me deu vitória!.”
Isaías 12:2
“Feliz é quem confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor. É como árvore plantada junto ao rio, com raízes que se estendem até as correntes de água. Não se incomoda com o calor, e suas folhas continuam verdes. Não teme os longos meses de seca, e nunca deixa de produzir frutos.”
Jeremías 17:7-8
“Confiança”, segundo sua etimologia, significa ”ter lealdade com todo seu ser.” Como isso é poderoso! Essa é a qualidade de quem tem total segurança em algo ou em alguém. Quer dizer que confiar não é uma circunstância, mas uma maneira de viver, uma decisão.
Todos os dias, vivemos a tensão entre nossas inseguranças e aquilo que Deus diz sobre nós. É uma luta constante em nosso interior que sempre tem um vencedor. E mesmo que, muitas vezes, as decepções da vida nos façam cuidar do nosso coração de um modo exagerado, hoje quero perguntar: quem vence essa batalha? Você é leal a quem?
Caminhar com inseguranças nos faz perder nossa identidade, questionar nossas habilidades e nos comparar. Por causa disso, buscamos a aprovação incorreta, limitamos nosso progresso, nos enchemos de desculpas para a vida e para Deus, e isso traz infinitas desvantagens que nos afastam das promessas que Deus anseia que desfrutemos.
Mas, quando entendemos a obra de Jesus na cruz, nossa mente é renovada. Esse ato de amor e entrega marca um padrão em nós que nos faz confiar e crer que Seu poder é maior do que qualquer situação. Confiar n’Ele é crer que o impossível vai acontecer, que as dificuldades e inseguranças serão transformadas e resolvidas n’Ele, que é o único que tem poder para reverter toda realidade adversa em bênção.
Lembre-se: Ele pagou o preço para que fôssemos chamados Seus Filhos (João 1:2), para nos dar identidade (Isaías 43:1), para que fôssemos herdeiros da Sua Glória e co-herdeiros com Cristo (Romanos 8:16-17), para perdoar todos os nossos pecados (Colossenses 1:13-14) e levantar-nos como um povo eleito, como sacerdócio real (1 Pedro 2:9).
A sua confiança está segura n’Ele!
? Oração:
Senhor, hoje quero entregar a Ti minhas inseguranças e fraquezas para que possas tornar-me forte diante delas. Quero aprender a confiar em Ti, na Tua Palavra, nas Tuas promessas e nos Teus tempos. Quero ser leal a Ti, e que a Tua voz seja aquela que fala mais forte em mim. Em nome de Jesus. Amém.