CLOSE
FIND A HILLSONG CHURCH NEAR YOU
GO
It looks like location services are turned off. Enable location services in your settings to use your current location, or type your address in the search bar.
Back to search
List view
Map
NEW VENUE
Gathering Online
Service Times and Information
Free Parking
Close To Public Transport
Wheelchair Accessible
Parents Room
VISIT CAMPUS WEBSITE

Dia 4: Palavras verdadeiras, bondosas e úteis

Jan 1 2023

A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;
Provérbios 18:21

Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz;
o homem cruel causa o seu próprio mal.

Provérbios 11:17

Do fruto da boca enche-se o estômago do homem;
o produto dos lábios o satisfaz.

Provérbios 18:20

O justo pensa bem antes de responder,
mas a boca dos ímpios jorra o mal.

Provérbios 15:28

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.
Lucas 6:45

Acima de tudo, guarde o seu coração,
pois dele depende toda a sua vida.

Provérbios 4:23

 

Nossas palavras têm resultados reais e mensuráveis. Elas podem levantar pessoas e trazer mudança positiva. Ou elas podem derrubar pessoas e causar grande dano. Provérbios 18:21 (NVT) diz: “A língua tem poder para trazer morte ou vida; quem gosta de falar arcará com as consequências”.

Como a segunda metade do verso acima indica, o que dizemos tem consequências para nós também. Nossas palavras podem tanto nos fazer crescer por dentro como nos tornar menores e piores. Provérbios 11:17 (A Mensagem) diz: “Quem é bom com os outros a si mesmo ajuda, mas quem é cruel provoca o próprio mal”. Pense nas suas palavras como sementes que produzem uma colheita; não só nas suas esferas de influência, mas na sua vida também. Provérbios 18:20 (NVT) diz: “As palavras sábias saciam como uma boa refeição; as palavras certas dão satisfação”.

Pode soar clichê, mas é mesmo importante pensar antes de falar (ou postar, ou comentar nas redes sociais). Provérbios 15:28 (NVI-PT) diz: “O justo pensa antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal”. Existe uma citação do Sócrates que nos sugere mudarmos o que dizemos ao nos perguntarmos: isso é verdadeiro, bondoso ou útil?

Jesus aponta para uma conexão entre o coração e a boca, em Lucas 6:45 (NVT), quando diz: “Pois a boca fala do que o coração está cheio”. Se o seu coração não for mais terno para com Deus; se você tiver permitido a amargura, a ofensa, o ressentimento ou a inveja embrenharem-se dentro de você; se você se sentir inseguro, ferido, orgulhoso ou egocêntrico, terá dificuldade em declarar palavras que dão vida sobre uma situação, encorajar os outros ou ser gentil e generoso com suas palavras. É por isso que é tão importante guardar seu coração acima de tudo (como Provérbios 4:23 diz).

O mundo está lutando contra fortes tempestades em muitas frentes, e nós já temos julgamento, dor, cinismo e críticas duras suficientes por aí. Vamos fazer o oposto e ser acima da média no amor, no encorajamento, no apoio, em abastecer uns aos outros com nossas palavras. É milagroso o que as palavras certas na hora certa podem fazer. Eu penso no impacto das palavras que geram vida como um milagre de multiplicação, como quando Jesus usou alguns pães e peixes para alimentar uma multidão de milhares. Nós oferecemos algumas palavras de encorajamento a alguém, e Deus multiplica o efeito delas para que elas transformem completamente uma vida.