„Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo.“
Hebreus 3:4
„Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.“
Filipenses 4:8
O que vem à sua mente quando falamos sobre uma casa construída com excelência? Podemos pensar em cômodos adequados, mobílias caras, limpeza extrema e uma família “perfeita”, do tipo que vemos em uma propaganda; coisas que, talvez, só vejamos em filmes ou no Instagram.
Porém, quando penso em excelência segundo a Palavra de Deus, creio que ela é a primeira coisa que precisamos buscar em nosso coração. Como é o coração de uma casa? Muito além das quatro paredes que a envolvem, o coração da casa são as pessoas que a transformam em um lar.
Mas ter um lar excelente é também reconhecer que muitas vezes vamos precisar deixar a bagunça de lado para cuidar de um filho, é reconhecer a sensibilidade da esposa quando ela não der conta de tudo, é quando o marido chega de um dia difícil no trabalho e sabe que encontrará refúgio e proteção nos braços daqueles que o amam. É uma família que entende que o amor é o caminho para construir um lar saudável, que providencia paz e conforto para cada um que entra ali.
Do mesmo modo, a igreja é uma casa de excelência, onde fazemos o melhor que podemos com o que temos. É uma atitude que entende que, mesmo com erros e inseguranças, podemos ser autênticos, sem medo de mostrar como somos. A excelência é uma atitude, uma forma intencional de gerar credibilidade e confiança, como família, onde vamos sempre priorizar nosso bem maior, Jesus. Ele é o dono do nosso lar, da nossa família, dos nossos corações. Com Ele, pessoas imperfeitas se tornam extraordinárias.