“Pois éramos escravos, mas em seu amor inesgotável, o nosso Deus não nos abandonou na escravidão. Pelo contrário, fez com que os reis da Pérsia nos tratassem favoravelmente. Ele nos deu novas forças, para que pudéssemos reconstruir o templo do nosso Deus e levantar suas ruínas. Nos deu uma muralha de proteção em Judá e em Jerusalém. »
Esdras 9:9
Muitas pessoas que já passaram pela porta da liberdade em Cristo continuam sendo escravas de algo ou de alguém.
Jesus abriu a porta para nós. Não somos mais escravos do pecado, nem estamos cativos, desde que Jesus se tornou o Senhor da nossa vida. Em Cristo, somos libertos da prisão de uma vida « segundo as circunstâncias » e podemos viver acima delas.
A palavra « libertar » implica momentum e ação. Traz a ideia de libertação, amplitude, generosidade, perdão, misericórdia e graça. « Libertar » tem a ver com emancipação e liberdade de tudo que nos restringe. Quando penso em « libertar », vejo as portas de prisões se abrindo com pessoas cheias de alegria correndo para um campo aberto.
Jesus libertou os cativos e, de fato, Ele é o maior defensor da libertação de pessoas. Um homem inocente foi para cruz e um criminoso culpado foi posto em liberdade. Jesus pagou o preço por nossos pecados e nossa culpa para que possamos viver de forma plena e livres.
Como Esdras declarou: « (…) nos deu segurança neste lugar santo. Nosso Deus iluminou nossos olhos e nos concedeu um pouco de alívio de nossa escravidão. Éramos escravos, mas nosso Deus não nos abandonou na escravidão. »
É tempo de libertar-se das ataduras das circunstâncias, dos relacionamentos, das finanças, dos vícios ou da saúde. É momento de liberdade para uma vida de superação. Não devemos nos conformar com a derrota, porque Jesus veio para curar o quebrantado, para nos libertar de tudo que pesa.
Deus não te abandonou. Ele não se esqueceu, nem desistiu de você. Faça o que tiver que ser feito para caminhar na liberdade que Jesus conquistou para você. Seja humilde o suficiente para pedir ajuda se precisar e apegue-se ao dom da liberdade que Deus te deu.
? Oração:
Obrigado, Jesus, por ter pago o preço mais alto para comprar minha liberdade. Obrigado porque não sou mais escravo do medo e nem das circunstâncias que me cercam. Peço que me ajudes a caminhar confiante nessa liberdade que me dás. Amém.