Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
2 Coríntios 9:7
Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês”.
Lucas 6:38
Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.
2 Coríntios 9:10
A generosidade é uma virtude adquirida e, por isso, requer que um hábito seja construído. É uma prática muito simples, mas, ao mesmo tempo, muito complicada de realizar. Devemos lembrar que a generosidade traz consigo o hábito de dar, mas dar não traz consigo a generosidade, necessariamente.
Quando nasce no nosso coração o desejo de sermos generosos, é importante entender que os ingredientes principais dessa virtude são a alegria, o desprendimento e a fé. Se algum desses três está faltando, precisamos olhar novamente se estamos falando de generosidade.
Deus ama o coração generoso e se alegra em ver que Seus filhos imitam Sua própria natureza, porque a generosidade não se trata de nós mesmos, mas dos outros. Quando somos generosos, colocamos a necessidade ao nosso redor em primeiro lugar, honramos as bênçãos que Deus nos deu e as compartilhamos com quem precisa. Não sou generoso só porque sinto a intenção de dar, mas sim porque a coloco em ação e dou.
Amo que existe bênção na generosidade. Deus é nossa fonte inesgotável e, conforme somos generosos, Ele se certifica de que nossas mãos estejam cheias de novo, com “boa medida, calcada, sacudida e transbordante”, para continuar sendo bênção para os outros.
Sempre existirá alguém que precisa do seu tempo, amor, dinheiro, esperança, salvação de Cristo, oração e muitas coisas mais que podem trazer alegria, desprendimento e fé. Hoje é um dia perfeito para começar a exercer a generosidade!
? Oração:
Jesus, hoje quero caminhar em generosidade. Quero imitar Teu coração e amar como Tu amas. Ajude-me a vencer as barreiras que não me deixam dar da forma como me ensinaste. Quero ser um instrumento de bênção para os outros e fazê-lo com alegria, sem nenhuma restrição, sabendo que Tu irás prover tudo para ajudar quem precisa. Amém!