CLOSE
FIND A HILLSONG CHURCH NEAR YOU
GO
It looks like location services are turned off. Enable location services in your settings to use your current location, or type your address in the search bar.
Back to search
List view
Map
NEW VENUE
Gathering Online
Service Times and Information
Free Parking
Close To Public Transport
Wheelchair Accessible
Parents Room
VISIT CAMPUS WEBSITE

Dia 5: Lavando as redes

Jan 1 2023
Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e do barco ensinava o povo.
Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.
Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.
Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão.
Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.
Lucas 5:1-11
E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
Mateus 16:18

 

Jesus tem um encontro com alguns pescadores comerciantes no lago de Genesaré em Lucas 5:1-11. Esses homens estão pescando a noite toda, mas não têm nenhum resultado para mostrar seus esforços. Quando Jesus os encontra, eles estão lavando suas redes na praia. Lavar redes é uma possível metáfora para muitas qualidades admiráveis. É uma imagem de prontidão, de perseverança, de propósito, de consistência, de fé e de bom serviço de mordomia. Os pescadores estão fazendo o trabalho duro e ingrato que acontece nos bastidores (que procedem todo bom sucesso) e eles estão fazendo isso quando não há recompensa imediata.

É fácil desistir quando as condições não estão boas para nós, mas isso não é o que os pescadores fazem. Eles não largam suas redes e vão embora com raiva; eles não questionam se não deveriam ser pescadores; eles não abandonam tudo. Em vez disso, eles diligentemente esfregam suas redes enquanto se preparam para entrar no mar de novo.

A rotina diária de trabalho duro e disciplinado – o lavar das redes metafórico – importa muito para Deus. Aqui, Jesus percebe isso. Depois de pegar emprestado o barco de Simão Pedro para ensinar a multidão reunida na costa, Jesus diz a Simão Pedro: “Vá para as águas profundas e lancem as redes” (Lucas 5:4, A Mensagem). Nós sabemos o que acontece em seguida (nos versos 5 e 6, NVT): “Simão respondeu: ‘Mestre, trabalhamos duro a noite toda e não pegamos nada. Mas, por ser o senhor quem nos pede, vou lançar as redes novamente’. Dessa vez, as redes ficaram tão cheias de peixes que começaram a se rasgar”.

Simão Pedro ficou impressionado pelo tamanho da pesca e pelo fato de Jesus estar interessado em ajudar tanto ele como seus amigos, Tiago e João, em seu trabalho diário. No entanto, Deus tem planos ainda maiores para a vida de Simão Pedro e lhe diz (no verso 10, NVT): “De agora em diante, você será pescador de gente”. Simão Pedro se torna o apóstolo Pedro, que foi importante no estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo pelo mundo (ver Mateus 16:18). Pedro também foi o primeiro a levar o evangelho aos gentios, e seu legado permanece vivo em toda igreja cristã saudável e próspera de hoje.

Quão incrível é uma das primeiras imagens que temos dele, ser a de um pescador comum na tarefa terrena de lavar as redes. Ainda assim, a diligência de Simão Pedro não só o preparou para a grande pesca que Jesus tinha para ele e para seus parceiros de pesca naquele dia, como também o posicionou para o futuro muito maior de ganhar almas que depois Jesus declarou sobre ele.