Você precisa de suporte ou ajuda pastoral?
Nós estamos aqui para você!
Nossa equipe de Cuidando de Pessoas está disponível para te ajudar a florescer em cada área da sua vida.
„Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve“ — Mateus 11:28-30
O que é Cuidado Pastoral?
Cuidado Pastoral é cuidar das pessoas de tal forma que elas percebam quem elas são em Cristo. Cuidado Pastoral envolve desenvolver e trazer ordem e unidade para a vida das pessoas. Cuidando Pastoral leva as pessoas a maturidade através do amor e apoio nos altos e baixos da vida. Cuidado Pastoral ajuda a criar uma casa saudável onde as pessoas podem florescer e onde as pessoas estão se tornando tudo o que elas podem ser com a ajuda de Deus. Enquanto cuidamos pastoralmente das pessoas nós não impomos nossa direção, mas nós buscamos entender as necessidades únicas que as pessoas têm e ajudá-las a dar passos em direção a vida abundante em Cristo.
A importância do auto-cuidado
É importante cuidar do nosso bem-estar, fisicamente e espiritualmente. Nós incluímos algumas formas fáceis de praticar o auto-cuidado e manter o bem-estar saudável.
ENTRE EMPREGOS
Você se encontrou recentemente sem emprego por causa do COVID-19?
Nós amaríamos nos conectar com você nesta estação oferecendo suporte pastoral e procurando te conectar com oportunidades durante este tempo. Por favor clique no link para conectar com nossa equipe de Cuidando de Pessoas.
SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR
Existem órgãos nacionais e organizações que oferecem ajuda e suporte para aqueles em necessidade.
Se você está em uma situação de emergência ou risco de machucar a si mesmo ou outros, por favor entre em contato com um serviço local de emergência.
Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
São portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental dentro da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. A rede de saúde mental do município conta com 93 CAPS, sendo 30 deles Álcool e Drogas (AD), 31 Infantojuvenis e 32 Adultos. Ao todo, 37 funcionam como CAPS III (com acolhimento integral – funcionamento 24 horas)
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
Acesse a relação de endereços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Clique aqui.
Centro de Valorização da Vida – CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188 é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Existem órgãos nacionais e organizações que oferecem ajuda e suporte para aqueles em necessidade.
Se você está em uma situação de emergência ou risco de machucar a si mesmo ou outros, por favor entre em contato com um serviço local de emergência.
Medidas disponibilizadas durante a pandemia para denunciar casos de violência doméstica
Devido as medidas para contenção dos avanços da Covid-19 e do distanciamento social obrigatório, os órgãos do Tribunal de Justiça de São Paulo prorrogou até o dia 26 de Julho de 2020 que os atendimentos permanecerão sendo realizados remotamente com contato via e-mail,telefone, dentre outros, para facilitar o acesso às vitimas de violência doméstica. O TJSP disponibilizou um link onde poderá ser preenchido um formulário para denunciar os casos diretamente pelo celular ou computador, o projeto “Carta de Mulheres” possibilita que a vítima ou testemunhas da violência sofrida faça a denúncia através do preenchimento do formulário e receba por e-mail as informações complementares sobre os procedimentos legais necessários ao andamento da denúncia de violência doméstica em meio à Pandemia do Coronavírus, cabe ressaltar que é garantido o sigilo ao denunciante, o retorno é realizado por e-mail através do Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (COMESP).
https://www.tjsp.jus.br/Comesp
http://www.tjsp.jus.br/cartademulheres
Comesp
Praça Doutor João Mendes, s/n – 13º andar – Sala 1317
CEP 01501-900 – Centro – São Paulo
Telefones: (11) 2171- 4807 e (11) 3104-5521
E-mail: [email protected]
Central de Atendimento à Mulher
Quem sofre violência doméstica pode procurar ajuda ligando 180, serviço de informações e denúncia da Central de Atendimento à Mulher funciona 24h por dia e garante o anonimato da vítima. Em casos de emergência, é necessário ligar para a polícia no número 190 ou procurar uma das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). Medidas protetivas de urgência podem ser solicitadas pela vítima à delegacia de polícia ou por meio do Ministério Público.
Conversar com amigos e familiares confiáveis também são outras vias de auxílio, assim como procurar órgãos públicos, tais como:
Centros Especializados de Atendimento à Mulher: os Centros de Referência são espaço de acolhimento e atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência;
Unidades:
• Centro
Centro de Referência da Mulher: Rua 25 de Março – Centro. Fone: (11) 3106-1100
• Zona Norte
Casa Brasilândia: Rua Silvio Bueno Peruche, 538 – Brasilândia. Fone: (11) 3983-4294 / 3984-9816
• Zona Sul
Casa Eliane de Grammont: Rua Doutor Bacelar, 20 – Vila Clementino. Fone: (11) 5549-9339 5549-0335
Casas de Acolhimento Provisório: oferecem abrigo temporário para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de filhos, até que a vítima tenha condição de retomar o curso de sua vida. Além de garantir a integridade física e emocional das vítimas, realiza diagnóstico dos casos para encaminhamentos necessários.
Casa da Mulher Brasileira: integra no mesmo espaço serviços especializados para diversos tipos de violência contra as mulheres, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado de crianças, alojamento de passagem e central de transportes.
Contato: (11) 3275-8000
Rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci (região central), São Paulo-SP
Também é possível registrar o boletim de ocorrência pela internet: Clique aqui.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Formas de denunciar casos de violência a crianças e adolescentes:
Disque 100
Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima sobre casos abuso infantil pelo Disque 100. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.
Aplicativo Proteja Brasil
Depois de instalar o aplicativo gratuito em seu celular, o usuário rapidinho, respondendo um formulário simples, registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
Ouvidoria Online
O usuário preenche o formulário através do site https://ouvidoria.mdh.gov.br/ e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
CREAS
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) oferecem o atendimento de média complexidade, que inclui o atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência. Acesse o site do Ministério da Cidadania, localize as unidades por Estado ou município.